Grupo de Joelho do Hospital Vila da Serra: Tratamento de ponta para os pacientesConsiderado uma das “engrenagens” mais importantes do corpo humano, o joelho é uma articulação extremamente exigida em nossa vida diária, seja no simples fato de andar, subir escadas, levantar ou sentar em uma cadeira, correr, praticar esportes e ficar em pé.

O ortopedista Rodrigo Lazzarini, coordenador do Grupo de Joelho do Hospital Vila da Serra

Considerado uma das “engrenagens” mais importantes do corpo humano, o joelho é uma articulação extremamente exigida em nossa vida diária, seja no simples fato de andar, subir escadas, levantar ou sentar em uma cadeira, correr, praticar esportes e ficar em pé.

Ele é também uma espécie de “termômetro” que mede quando o esforço físico é compatível ou não com a resistência de cada indivíduo. Quando existe um equilíbrio, normalmente ele continua cumprindo a sua “missão”. Quando há excessos, os joelhos podem responder ao organismo com dor e desconforto, sentido por milhares de pessoas em todo o mundo.

Para oferecer tratamento de ponta para os pacientes com problemas nessa região do corpo, o Hospital Vila da Serra inovou mais uma vez ao implantar o Grupo de Joelho, formado por uma equipe de profissionais especialistas da área, com o intuito de discutir, estudar e buscar a excelência no tratamento das lesões do joelho.

Na coordenação do Grupo está o ortopedista e cirurgião de joelho, Dr. Rodrigo Lazzarini, graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG, com formação complementar em Lyon / França. No setor, dedicado exclusivamente à saúde do joelho, os especialistas do Hospital Vila da Serra terão a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre os melhores tratamentos para dor e as técnicas mais modernas de cirurgia.

Diagnósticos - “Na minha prática clínica, percebo que uma das queixas mais comuns é a da dor anterior do joelho, ou síndrome dolorosa fêmoro-patelar. Mas as lesões menisco-ligamentares e a gonartrose também são relativamente comuns”, enfatiza Lazzarini.

Além dos casos mais simples, em que um tratamento conservador é suficiente para eliminar o desconforto, há outros considerados graves que, normalmente, resultam de um trauma de alta energia, como acidentes de motocicleta ou quedas de altura. A luxação do joelho, por exemplo, é uma lesão grave, que evolui com uma lesão multiligamentar, associada ou não, a um dano neurovascular, o que coloca em risco o membro inferior e até a vida do indivíduo.

Avaliação - Os pacientes que procuram o Hospital Vila da Serra são cuidadosamente avaliados quanto à causa da dor ou das dores, de forma a evitar situações ou agravos no futuro. “Consideramos que uma avaliação criteriosa e completa pode aliviar as queixas dos nossos pacientes. No nosso hospital dispomos de toda estrutura necessária para a excelência no cuidado ortopédico”, afirma o coordenador do Grupo do Joelho, Dr. Rodrigo Lazzarini, acrescentando ainda que a adoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação de qualidade, controle do peso corporal e atividade física regular são fundamentais para se ter "bons joelhos”.

Serviço:

  • Grupo de Joelho do Hospital Vila da Serra
  • Endereço: Alameda Oscar Niemeyer, 499, Vila da Serra
  • Atendimentos no Pronto Atendimento e Consultórios
  • Tel.: (31) 2342-0600

Portal Medicina & saúde: (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO

medicina & saúde nas redes